Cooperluxo

Blog

Cooperativismo

Cooperativismo: tudo que você precisa saber

2 de dezembro de 2022

Cooperativismo: tudo que você precisa saber

O cooperativismo é um modelo organizacional no qual os trabalhadores também são donos do próprio negócio. Pode ser caracterizado como um movimento que visa desenvolvimento social e econômico para um grupo de pessoas baseado na transparência e equidade.

O modelo de negócio existe há anos, mas seu princípio continua atual, provocando o interesse de quem busca oportunidades e condições mais justas no mercado.

Gostaria de entender os detalhes? Então continue conosco. Confira nessa leitura os seus princípios, história e benefícios.

O que é cooperativismo?

Cooperativismo significa a colaboração entre pessoas com um interesse em comum. A ideia surgiu após a Revolução Industrial, quando a população começou a ficar insatisfeita com as altas taxas de desemprego e os baixos salários.

O cenário motivou os trabalhadores a se unirem em busca de melhores condições para o exercício das suas atividades, que incluíam desde a redução nos custos de produção até a aquisição de novos equipamentos.

No entanto, foi apenas em 1844 que o termo Cooperativa surgiu. A primeira cooperativa foi criada na cidade de Rochdale Manchester, no interior da Inglaterra.

Um grupo composto por 27 homens e uma mulher se uniu para montar seu próprio armazém, já que, separadamente, essas pessoas não tinham condições de comprar a quantidade básica de alimentos para sobreviver. O termo cooperativismo, contudo, só foi criado oficialmente em 1948, em um congresso do segmento realizado em Praga.

História do Cooperativismo. Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale. Foto: Cooper A1

Desde então, são mais de três milhões de cooperativas no mundo. Existe o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho e com objetivo de divulgar esse modelo organizacional.

História do cooperativismo no Brasil

A primeira cooperativa do Brasil surgiu em 1889, em Minas Gerais. Conhecida como Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, a organização era voltada para o consumo de produção agrícola.

Já a cooperativa mais antiga e em atividade do país é do ramo financeiro. Foi criada em 1902, pelo padre suíço Theodor Amstad e fica localizada em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul.

O prédio da Caixa Rural que abrigou a primeira sede própria da Sicredi Pioneira RS, em Nova Petrópolis, de 1954 a 1967, tornou-se um imponente símbolo do cooperativismo. Foto: Acervo Sicredi.

Apesar de vermos centenas de exemplos de cooperativas no país, a representatividade do setor é recente. Foi apenas em 1969 que o segmento ganhou mais força e relevância com a criação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A OCB assume até hoje o papel de defender e promover esse modelo de negócio.

Qual o objetivo do cooperativismo?

O principal objetivo do cooperativismo é equilibrar a justiça social com a prosperidade econômica e a sustentabilidade com os resultados financeiros, respeitando os interesses coletivos e as aspirações individuais.

Certamente é um desafio no cenário econômico que vivemos, mas essa sempre foi a premissa da organização e isso se reflete nos seus princípios.

Referências

O que é cooperativismo? Tudo o que você precisa saber! Mais que uma escolha – Sicoob. Disponível em: https://www.sicoob.com.br/web/maisqueumaescolha/blog/-/blogs/o-que-e-cooperativismo. Acesso em: 7 nov. 2022.

MEINEN, Ê.; PORT, M. Cooperativismo Financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios. Brasília: Confebras, 2014.