Cooperluxo
Blog
Cooperativismo
Sete princípios do cooperativismo
2 de dezembro de 2022

1 – Adesão Livre e Voluntária
As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo ou gênero, social, racial, política e religiosa.
2 – Gestão Democrática
As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes.
3 – Participação Econômica
Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente.
4 – Autonomia e Independência
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros.
5 – Educação, Formação E Informação
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.
6 – Intercooperação
As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais. Não há competição entre as instituições e entre os membros.
7 – Interesse Pela Comunidade
A cooperativa trabalha para o desenvolvimento do todo. A troca de ideias entre as pessoas para solução de problemas comuns foi colocada como prática necessária e insubstituível.
Referências
O que é cooperativismo? Tudo o que você precisa saber! Mais que uma escolha – Sicoob. Disponível em: https://www.sicoob.com.br/web/maisqueumaescolha/blog/-/blogs/o-que-e-cooperativismo. Acesso em: 7 nov. 2022.
MEINEN, Ê.; PORT, M. Cooperativismo Financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios. Brasília: Confebras, 2014.
Categorias